Ontem foi meu aniversário. Ao contrário dos últimos anos, não fiz festa, não me reuni com os amigos, nada. Preferi desligar o telefone e ficar quietinho em casa, torcendo para que, assim, este aniversário não acontecesse.
Os anos passam e ainda não vejo terra firme no horizonte. Quem serei quando eu chegar lá? Quanto tempo ainda me restará?
segunda-feira, 18 de abril de 2011
segunda-feira, 7 de março de 2011
O melhor de mim
Enquanto dirigia para o teatro ontem, eu ouvia a entrevista dessa atriz sobre seu último filme. Ela respondeu a uma das perguntas mais ou menos assim: "Eu aprendi a não julgar as pessoas. Aprendi que as pessoas não são o que querem ser, elas são apenas o melhor que conseguem fazer de suas vidas naquele momento". Me atingiu em cheio.
Durante a peça ("Cândida" de Bernard Shaw), um diálogo particular entre os personagens Marchbanks e Prosérpina chamou a minha atenção. Disse Marchbanks: "Pessoas más são pessoas que não tem amor, por isso elas não tem vergonha. Elas tem o poder de pedir amor porque não precisam dele. Elas tem o poder de oferecê-lo porque não tem nenhum para dar. Mas nós, que temos amor e ansiamos por misturá-lo ao amor dos outros, não conseguimos dizer uma palavra". Lembro-me de ter me curvado à frente, apoiado o queixo sobre as mãos e turvado os olhos nesse momento.
Como eu gostaria de superar meus medos. E como me esforço para isso. Mas sou apenas o melhor que consigo fazer de mim.
Durante a peça ("Cândida" de Bernard Shaw), um diálogo particular entre os personagens Marchbanks e Prosérpina chamou a minha atenção. Disse Marchbanks: "Pessoas más são pessoas que não tem amor, por isso elas não tem vergonha. Elas tem o poder de pedir amor porque não precisam dele. Elas tem o poder de oferecê-lo porque não tem nenhum para dar. Mas nós, que temos amor e ansiamos por misturá-lo ao amor dos outros, não conseguimos dizer uma palavra". Lembro-me de ter me curvado à frente, apoiado o queixo sobre as mãos e turvado os olhos nesse momento.
Como eu gostaria de superar meus medos. E como me esforço para isso. Mas sou apenas o melhor que consigo fazer de mim.
sábado, 26 de fevereiro de 2011
Medo de si
"Our deepest fear is not that we are inadequate.
Our deepest fear is that we are powerful beyond measure.
We ask ourselves: Who am I to be brilliant, gorgeous, talented, fabulous?
Actually, who are you not to be?"
- Marianne Williamson
Our deepest fear is that we are powerful beyond measure.
We ask ourselves: Who am I to be brilliant, gorgeous, talented, fabulous?
Actually, who are you not to be?"
- Marianne Williamson
domingo, 20 de fevereiro de 2011
Virtudes públicas
Há cerca de seis meses consegui me recolocar em outra área da empresa. Naquele momento senti um grande alívio por não ter mais que trabalhar com algumas pessoas extremamente desgastantes.
Uma dessas pessoas tem o hábito de falar, nas rodas de cafezinho, que ensina seus filhos a serem cidadãos éticos: um dia fala sobre a importância do voto; No outro, comenta como a família se engaja na economia de água. Entretanto, ela não demonstra ética nenhuma na prática. Quando, por exemplo, algo potencialmente incorreto vinha de outra área para a gente, ela dizia que não era nossa responsabilidade verificar. E aí? Dane-se a empresa? Dane-se o cliente?
Por essas e outras, eu me revolto em silêncio quando um incauto se mostra encantado com suas demonstrações públicas de nobreza, sendo que os verdadeiros nobres da turma não fazem qualquer questão de expor suas virtudes.
Uma dessas pessoas tem o hábito de falar, nas rodas de cafezinho, que ensina seus filhos a serem cidadãos éticos: um dia fala sobre a importância do voto; No outro, comenta como a família se engaja na economia de água. Entretanto, ela não demonstra ética nenhuma na prática. Quando, por exemplo, algo potencialmente incorreto vinha de outra área para a gente, ela dizia que não era nossa responsabilidade verificar. E aí? Dane-se a empresa? Dane-se o cliente?
Por essas e outras, eu me revolto em silêncio quando um incauto se mostra encantado com suas demonstrações públicas de nobreza, sendo que os verdadeiros nobres da turma não fazem qualquer questão de expor suas virtudes.
sábado, 29 de janeiro de 2011
Identidade
"Não creio ser verdade o que dizem, que ao viajar
alguém possa se transformar em outra pessoa:
o que acontece é que nos livramos de nós mesmos,
de nossas obrigações e nosso passado, tal como
reduzimos tudo o que possuimos aos poucos objetos
necessários que vão dentro da mala.
A parte mais pesada de nossa identidade sustenta-se
sobre o que os outros pensam e sabem sobre nós.
Olham-nos e sabemos que sabem, e no silêncio
forçam-nos a ser o que esperam que sejamos."
-- Antonio Muñoz Molina
"Você pensa saber quem é e de repente descobre
que se transformou no que outros querem enxergar em você,
e pouco a pouco vai ficando mais estranho para si mesmo,
e sua própria sombra é o espião que segue seus passos,
e em seus olhos você vê o olhar dos que o acusam,
dos que mudam de calçada para não cumprimentá-lo
e olham-no de soslaio e cabeça baixa ao cruzarem com você."
-- Antonio Muñoz Molina
alguém possa se transformar em outra pessoa:
o que acontece é que nos livramos de nós mesmos,
de nossas obrigações e nosso passado, tal como
reduzimos tudo o que possuimos aos poucos objetos
necessários que vão dentro da mala.
A parte mais pesada de nossa identidade sustenta-se
sobre o que os outros pensam e sabem sobre nós.
Olham-nos e sabemos que sabem, e no silêncio
forçam-nos a ser o que esperam que sejamos."
-- Antonio Muñoz Molina
"Você pensa saber quem é e de repente descobre
que se transformou no que outros querem enxergar em você,
e pouco a pouco vai ficando mais estranho para si mesmo,
e sua própria sombra é o espião que segue seus passos,
e em seus olhos você vê o olhar dos que o acusam,
dos que mudam de calçada para não cumprimentá-lo
e olham-no de soslaio e cabeça baixa ao cruzarem com você."
-- Antonio Muñoz Molina
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Diabetes
Um amigo levou seu filho de 14 anos, diabético tipo I, em um dos nossos happy hours. Antes de avançar nos petiscos, o menino sacou uma seringa e injetou-se uma ampola de insulina na coxa. Meu amigo, sabendo que sou diabético tipo II, olha para mim e pergunta com sarcasmo: "você quer isso para você?"
Aquilo mexeu comigo. Não vi nada diferente e não mudei meus hábitos de alimentação mas, desde então, volta-e-meia tenho algum pesadelo em torno desse assunto.
Na noite passada sonhei com um casal que preparava-se para uma celebração gastronômica. Os dois conversam sobre banalidades, enquanto o homem vai injetando várias doses de insulina em si e na amiga através de uma cinta presa ao braço de cada um, ligada a um caninho de ar comprimido com um interruptor na outra ponta. A cada disparo nota-se uma rápida expressão de dor em seus rostos. Num certo momento a mulher diz: "eu não quero mais", mas o homem ignora-a e, pssssh, injeta mais uma. Ela faz mais uma careta e segue a conversa normalmente.
Quem tem diabetes, tem medo.
Aquilo mexeu comigo. Não vi nada diferente e não mudei meus hábitos de alimentação mas, desde então, volta-e-meia tenho algum pesadelo em torno desse assunto.
Na noite passada sonhei com um casal que preparava-se para uma celebração gastronômica. Os dois conversam sobre banalidades, enquanto o homem vai injetando várias doses de insulina em si e na amiga através de uma cinta presa ao braço de cada um, ligada a um caninho de ar comprimido com um interruptor na outra ponta. A cada disparo nota-se uma rápida expressão de dor em seus rostos. Num certo momento a mulher diz: "eu não quero mais", mas o homem ignora-a e, pssssh, injeta mais uma. Ela faz mais uma careta e segue a conversa normalmente.
Quem tem diabetes, tem medo.
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
Separação dos Poderes
Do Wikipedia: "A Teoria da Separação dos Poderes (ou da Tripartição dos Poderes do Estado) é a teoria de ciência política desenvolvida por Montesquieu, no livro O Espírito das Leis (1748), que visou moderar o Poder do Estado dividindo-o em funções, e dando competências a órgãos diferentes do Estado."
Meu primo foi eleito vereador de uma cidadezinha do interior nestas mesmas eleições em que o Tiririca foi eleito deputado federal. Ele me contava que implementar um projeto no Brasil é tão burocrático e jurídicamente arriscado, que a maioria das pessoas no governo prefere permanecer na inércia a trabalhar pela população.
Eu só conheço a iniciativa privada. Pela minha experiência, sempre que um indivíduo ou grupo define processos ou regras que não o impactam diretamente, o primeiro resultado é a ineficiência. Nesse contexto, o que se pode esperar de uma configuração semelhante, como a do Legislativo e Executivo?
Meu primo foi eleito vereador de uma cidadezinha do interior nestas mesmas eleições em que o Tiririca foi eleito deputado federal. Ele me contava que implementar um projeto no Brasil é tão burocrático e jurídicamente arriscado, que a maioria das pessoas no governo prefere permanecer na inércia a trabalhar pela população.
Eu só conheço a iniciativa privada. Pela minha experiência, sempre que um indivíduo ou grupo define processos ou regras que não o impactam diretamente, o primeiro resultado é a ineficiência. Nesse contexto, o que se pode esperar de uma configuração semelhante, como a do Legislativo e Executivo?
Assinar:
Postagens (Atom)