segunda-feira, 30 de abril de 2007

Declaração de ignorância

Antes de prosseguir, preciso registrar que tenho consciência de que minha visão do mundo ainda é muito simplista. Tenho consciência de que o mundo não é simples, as pessoas não são simples, a História é intrincada e que ainda não vi o suficiente para formar uma boa opinião.

Mas eu precisava partir de algum ponto. O que fiz, então, foi reduzir o mundo a uma tribo. Na tribo é clara a relação de interdependência entre seus membros. Nela cada um deve dedicar-se a uma função e contribuir para o seu progresso e bem-estar. Alguns devem prover os alimentos, outros o conforto e a segurança, e outros ainda, o entretenimento.

Partindo desse conceito quase infantil consigo me guiar com mais segurança na complexidade do mundo atual. Apenas para citar um exemplo, a partir dele consigo explicar o que muita gente parece já ter se esquecido: por que não devo tirar vantagem de outrem?

Acredito que, como somos todos interdependentes, numa cadeia maior ou menor de eventos, tudo o que um indivíduo fizer na comunidade refletirá de alguma forma nele mesmo.

Ok, é simplista demais, eu sei. Seria isso válido numa tribo com 6 bilhões de membros? Por que não tirar vantagem de alguém se pudesse passar despercebido? A tal cadeia de eventos não poderia ser tão longa que já se teria morrido antes de algo ruim retornar?

Por enquanto, só posso responder por mim... E eu optei pelo comportamento sustentável.

Nenhum comentário: