quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Há lógica na ética?

Tenho que confessar que não está fácil ser 100% ético neste ambiente desfavorável. Não sei se meu modelo de referência é utópico para o círculo social em que vivo ou se preciso apenas "relaxar e gozar".

O fato é que não me parece possível basear a postura ética numa decisão lógica. Se para decidir o que é certo ou errado devo entender as conseqüências das minhas decisões, e a meu ver só um supercomputador seria capaz de tamanha façanha, me parece muito mais provável que o indivíduo ético seja pautado pela emoção do que pela razão.

Se essa hipótese for correta, minha crença anterior de que devemos ser éticos em nome da sustentatibilidade da sociedade como a conhecemos (ou desejamos que seja) cai por terra. Apesar de, de maneira geral, esta idéia fazer algum sentido, as sociedades são tão mais complexas e as variáveis presentes nesses sistemas tão numerosas, que me parece impossível prever o resultado coletivo último partindo dos comportamentos individuais.

Vou pesquisar um pouco e volto ao tema oportunamente.

Nenhum comentário: