sábado, 21 de julho de 2007

Capitalismo e Democracia

Acabei de assistir a um documentário muito interessante, chamado "The Corporation". Ele começa mostrando como, há muitos anos, as empresas ganharam o status de "pessoas" para depois se tornarem as atuais "pessoas jurídicas".

Ao longo do filme são apresentadas inúmeras barbaridades cometidas por essas "pessoas" em nome do lucro e como seus comportamentos descrevem perfeitos psicopatas, segundo o DSM-IV (Manual de Diagnóstico das Perturbações Mentais da Associação Americana de Psiquiatria).

As corporações alcançaram um poder tão grande que mesmo os governos das maiores potências já não são páreos para elas. Elas distorcem as leis, manipulam os consumidores, exploram populações pobres e causam extensos danos ao planeta. Para quê? Para beneficiar um grupo altamente concentrado de acionistas.

Eu não entendo nada sobre sistemas econômicos, mas me arriscaria a dizer duas besteiras com base no que andei lendo ultimamente:

a) Vivemos numa era de extrema competitividade, com produtos evoluindo ultra-rapidamente, os quais consumimos sem necessidade, pois as campanhas de marketing nos fizeram esquecer o que nos torna verdadeiramente felizes e realizados, e assim geramos pressões sociais e desperdício de recursos naturais.

b) Procuramos sempre fazer o melhor negócio, pagando o mínimo possível por um determinado produto. Acredito que o ganho gerado num primeiro momento permite que aceitemos trabalhar por menos posteriormente, criando um ciclo de exploração que só prejudica a nós mesmos. Temos que pagar o preço justo pelo que consumimos e temos que fazer negócios com "pessoas jurídicas" que tenham valores outros que não só a pura realização de lucros.

O capitalismo é bom? Não sei. Talvez devêssemos perguntar à outra metade da população da Terra, aos 3 bilhões que são pobres. A democracia é boa? Sócrates dizia que a decisão da maioria não significava, necessariamente, uma decisão racional. Sabendo o que sabemos sobre o poder das campanhas de marketing, sobre o baixo nível de educação da população, sobre até mesmo a incapacidade dos governos diante das corporações, o que dizer da democracia hoje?

Nenhum comentário: